terça-feira, 22 de maio de 2012

Um Sonho!... Uma Realidade!

Um coração ardente de amor a Deus é impulsionado a concretizar esse amor, fazendo o bem  às pessoas, semelhante ao Coração de Jesus Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem”. (At 10,38)                                                                                                                                                                            
Assim foi o coração de Madre Carmen Sallés que nasceu no dia 9 de abril de 1848, em Vic, na Espanha. Nasceu em um lar cristão e cresceu recebendo orientações e, sobretudo, o testemunho  de seus pais que a prepararam para ser uma mulher corajosa, capaz de enfrentar os desafios que a vida lhe apresentasse.

Quando criança ainda, em uma visita ao Santuário da Virgem, em Monserrat, sentiu o chamado de Deus para a vida consagrada. Ao completar seus 15 anos, surgiu Paulo, um jovem de família de boa posição que se interessou por Carmen e desejava fazê-la sua esposa.

Como se tratava de um bom partido, seus pais aceitam com agrado. Carmen se opõe, suplica e ora. Os pais insistem, mas Carmen resiste.

Aos 19 anos, procura luz em sua escuridão. Faz 10 dias de Exercícios Espirituais, no Colégio do Coração de Maria onde ela estudava  e percebe que Deus a quer para a vida consagrada. Visita os doentes nos Hospitais, dedica carinho e atenção às crianças e passa longas horas, de joelhos, em oração aos pés do Crucifixo.

Em maio de 1848, ingressa no Noviciado das Irmãs Adoratrizes, que trabalham na recuperação das jovens desviadas do bom caminho. Iluminada por Deus percebe que “prevenir é melhor que recuperar”. Descobre o valor da educação preventiva.

Em maio de 1871, ingressa no Noviciado das Irmãs  Dominicanas, onde trabalhou com esmero na educação da mulher e fundou uma Escola Noturna para empregadas domésticas.

Passaram-se 22 anos e surgiram várias dificuldades na comunidade das Irmãs Dominicanas. Carmen, com outras Religiosas, percebeu que Deus tinha para elas outro caminho.

Numa entrevista com o Bispo Dom  Manuel Gomes Salazar, Carmen se decide a fundar uma Congregação. E assim, iniciou-se a Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, no dia 7 de dezembro de 1892.

E Madre Carmen sonha alto! Deseja levar o amor de Deus, a Educação da Infância e Juventude e o amor à Maria Imaculada, fora da Espanha, para outras partes do mundo. Para onde?... Onde Deus estivesse precisando das Irmãs Educadoras. Os mistérios de Deus são insondáveis!...

Cônego Antônio Dutra de Paiva, Pároco da cidade de Machado-MG, passando por dificuldades de evangelização da comunidade paroquial  foi comunicar ao Bispo Diocesano, Dom Antônio de Assis, que residia em Pouso Alegre-MG, que ele ia abandonar a Paróquia Santo Antônio de Machado, se o Bispo não conseguisse a abertura de um Colégio de Religiosas para colaborar na orientação religiosa da fé cristã.

                Os Padres do Sagrado Coração de Maria, residentes em Pouso Alegre, conheciam a Congregação das Irmãs Concepcionistas, em Madrid - Espanha e se encarregaram de pedir à Madre Carmen Sallés, Fundadora e Superiora Geral da Congregação que abrisse um Colégio em terras brasileiras, em Machado – Sul de Minas Gerais.

               No dia 22 de julho de 1912, chegaram 7 Irmãs, em Machado, sendo recebidas festivamente pelas autoridades e pelo povo machadense.

100 anos da realização de um sonho. E Madre Carmen Sallés, do céu, continua nos abençoando.

Hoje a Congregação está atuando em 16 países: Espanha, Brasil, Japão, Venezuela, Estados Unidos, Itália, República Democrática do Congo, República Dominicana, Guiné Equatorial, Coréia do Sul, Filipinas, México, Camarões, Índia, República do Congo e em abril de 2012 realizou-se a fundação na Indonésia. No Brasil, a Congregação está em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e na Bahia.

Madre Carmen Sallés faz um milagre em terras brasileiras, curando Maria Isabel de Melo Gardelli, no ano 2000, de uma paralisia facial, quando tinha 3 anos de idade e frequentava o Colégio Maria Imaculada, das Irmãs Concepcionistas, em São Paulo. Milagre que a levará à honra dos altares.  É a graça de Deus se espalhando sobre nós.

Somos felizes, estamos contentes, sabendo que no dia 21 de outubro de 2012 ela será proclamada Santa, pelo Papa Bento XVI, em Roma.

Que todos nós sintamos agradecidos por tão grande benefício, implorando a Deus novas vocações Concepcionistas para continuar levando o amor de Deus, a devoção à Maria Imaculada e a Educação da Infância e Juventude para muitas partes do mundo.

Valeu sonhar alto! Obrigada Madre Carmen Sallés!   

Ir. Rufina Conceição Evangelista - RCM       

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Parabéns Irmã Maria


Ir. Adriana Maia Pereira, entrevistando Ir. Maria Vieira de Souza


IR. ADRIANA: como você se sente dedicando a sua vida ao Senhor?

IR. MARIA: Sou uma pessoa realizada e muito feliz por esta opção que fiz. No dia 16 de abril completou 18 anos de consagração ao Senhor. É na certeza de que “o Senhor é minha Luz e Salvação...” que aprendi que vale dedicar a minha vida ao Reino de Deus com amor e coragem, enfrentando os desafios que vão surgindo na caminhada.


IR. ADRIANA: O que você destaca como sendo importante na sua vida de consagrada concepcionista?


IR. MARIA: Elementos importantes que fazem parte da minha vida: A oração pessoal e comunitária: momento de encontro com o nosso Deus que ajuda a fortalecer a minha fé, esperança e amor, renovando sempre a minha opção. A Vida fraterna: sinto-me enriquecida com os dons das demais, com a partilha de vida de cada uma, com as alegrias e sofrimentos e com os questionamentos que me ajudam ser mais Irmã. A vivência dos sacramentos: Penitência e Eucaristia, com a devoção a Maria e na Missão, na qual procuro concretizar o que vou aprofundando através da oração, da vida fraterna, da partilha e dos apelos que o Senhor através do carisma concepcionista me faz. Como disse Jesus, assim desejo o mesmo para nós: “Ide e ensinai”.


IR. ADRIANA: como você se sente fazendo história com Carmen Sallés neste ano em que estamos celebrando 100 anos da presença Concepcionista no Brasil e festa de sua canonização?


IR. MARIA: Neste ano em que estamos celebrando os 100 anos da presença Concepcionista na Brasil tenho grande satisfação em fazer parte desta história e do carisma, legado por Carmen Sallés. Percebemos que Evangelizar através da educação preventiva, personalizada e comunitária é um meio transformador, de igualdade, de respeito, de compromisso com o ser humano e com o meio em que vivemos.


Outro fato de suma importância não só para as Irmãs Concepcionistas, mas para toda a Igreja é que no dia 21 de outubro vamos festejar Carmen Sallés como Santa. Ela santificou como educadora de crianças, jovens e mulheres. Para ela a educação de qualidade deveria ser privilégio de todos. Santa Carmen Sallés, roga por todos os educadores e educandos!


Por tudo isso que estamos festejando a “minha alma engrandece ao Senhor, porque olhou para a pequenez de sua serva.”





IR. ADRIANA: Para continuar o carisma concepcionista o que pediria ao Senhor?


IR. MARIA: Faço das palavras de Jesus as minhas: “Pedi ao Senhor da Messe que envie mais operários para a sua messe...” Dia 09 de abril, dia em que celebramos a festa do nascimento de Carmen Sallés, três Irmãs vão continuar a missão Concepcionista na Indonésia. Que bonito saber que o Espírito do Ressuscitado age em nós e através de nós.


Faço este convite a você JOVEM: venha ser Irmã Concepcionista, evangelizando através da educação da Infância e Juventude que você será feliz.  Você LEIGO venha fazer parte do Movimento Leigo Concepcionista, uma forma de divulgar mais o Evangelho.


IR. ADRIANA: Considerações finais.


IR. MARIA: Tenho muito que agradecer:


·         A Deus pelo dom da minha vida e pela minha vocação.


·         A minha família pela dedicação, carinho e amor.


·         A minha família Concepcionista pela acolhida, por tudo que me oferece para que cada dia eu seja realizada na consagração e missão que o Pai me confiou. Pela herança deixada por Madre Carmen.


·         A todas as pessoas que, direta ou indiretamente, me ajudaram a crescer e ser feliz.




·         A minha amada Igreja Católica que agrega todos os valores de salvação e luta para que o Reino de Deus cresça e apareça através do nosso testemunho.